O que é um hábito?

Hábitos

Talvez seja impossível que em pleno século 21 alguém ainda não tenha ouvido falar em hábitos. Sempre ouvimos falar de hábitos, sobre como é importante manter bons hábitos e como devemos ter o hábito de comer bem, praticar atividade física, economizar, etc. E, com tudo isso, pode ser que venha a pergunta:

Mas, afinal, o que é um hábito?

Tenho a impressão de que o hábito é um daqueles conceitos difusos, em que cada pessoa imagina e supõe uma coisa. Definir o que é um hábito pode parecer ao mesmo tempo óbvio e difícil. Por isso, trago para você hoje algumas definições.

Hábito no dicionário

No dicionário, encontramos a definição de hábito como:

  • Inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato. (Dicionário Michaelis)
  • Procedimento repetido que conduz a uma prática. (Dicionário Michaelis)
  • Maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo. (Dicionário Oxford)

Ou seja, de acordo com os dicionários, um hábito envolve uma ação repetida, uma ação costumeira.

 

A teoria do hábito de acordo com a ciência

De acordo com a ciência, o hábito é uma associação estímulo–resposta feita pelo nosso cérebro, ou seja, uma situação ou contexto específico (estímulo) gera o impulso de agir de uma determinada maneira (resposta).

A ideia é que através da repetição e da aprendizagem, os estímulos do ambiente passam a provocar automaticamente respostas que inicialmente eram feitas de forma espontânea, e a aprendizagem associativa entre o estímulo e a resposta é unida pela ação de ‘reforço’ das consequências significativas dessa resposta.

Vamos simplificar com um exemplo: Ao entrar na cozinha, você instantaneamente abre a geladeira. Isso é um hábito. Pode ser que incialmente você tenha ido várias vezes à cozinha para pegar algo dentro da geladeira, e com a repetição sua mente criou a relação entre o ambiente de cozinha e a ação de abrir a geladeira. Você pode encontrar mais exemplos e informações aqui e aqui.

O nosso cérebro faz tudo isso para nos poupar energia, poupar a necessidade de tomarmos mais uma das milhares de pequenas e grandes decisões que tomamos todos os dias. Sendo assim, ter hábitos é muito positivo para a nossa vida. Mas, como nem tudo são flores, da mesma forma que criamos hábitos benéficos para a nossa vida, também podemos criar hábitos negativos sem nem perceber.

Hábitos negativos

Quando toda noite, ao se deitar, você resolve olhar se tem só mais um vídeo legal no TikTok, ou se tem alguma novidade interessante no Instagram, você está criando um hábito de ficar no celular antes de dormir. Se toda vez que você bebe álcool resolve fumar, mesmo que não seja um fumante regular, está criando um hábito específico que ainda pode se transformar em um vício.

Todos temos hábitos que não são benéficos para o nosso presente ou futuro. Mas pode ficar tranquilo, na maioria das vezes a gente nem percebe que algo que a princípio parece banal é na verdade parte de um mecanismo complexo do nosso cérebro. E, felizmente, hábitos podem ser quebrados ou mudados ao nosso favor.

 

Usando os hábitos em nosso favor

Sabendo que um hábito envolve a repetição de uma ação (que inicialmente é espontânea) como resposta a uma determinada situação, ambiente ou contexto, podemos:

  • Criar novos hábitos benéficos
  • Alterar hábitos ruins ou indesejados

Não é fácil, mas podemos criar novos hábitos para tornar nosso dia a dia melhor, mais produtivo e mais gostoso. Também podemos alterar hábitos ruins e substituí-los por bons hábitos. Explicarei mais sobre isso nos próximos posts, pois entender o que é um hábito, como ele funciona e como é criado já é o primeiro passo!

 

Espero que você tenha entendido o que é um hábito, e que a partir de agora perceba os inúmeros hábitos que sua mente brilhante criou para tornar o seu dia a dia melhor e menos exaustivo. Caso queira comentar ou tenha alguma dúvida, deixe um comentário aqui que vou adorar ler e responder!

Um beijo, e até o próximo post!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *