Como criar ou retornar ao hábito de leitura
Você costumava ler muitos livros quando era adolescente, mas hoje em dia não consegue terminar um? Você começa a ler vários livros ao mesmo tempo, mas não termina nenhum? Nunca gostou de ler, mas queria criar o hábito da leitura, ou pelo menos testá-lo? Se respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, então este post é para você!
Vou te dar 4 dicas de como criar o hábito da leitura
Dica 1 – Por quê?
O primeiro passo para criar o hábito da leitura é entender o motivo por trás da sua vontade de ter esse hábito. Qual é o real motivo para você (e é você, não é o que o cara da TV fala ou o que alguém importante falou) querer ter o hábito da leitura? Aqui não vale respostas como: “quero criar o hábito da leitura porque ler é importante” ou “quero criar o hábito da leitura porque todo mundo lê”. Isso é muito subjetivo, então pense em algo que faça sentido para você, sua vida e sua realidade hoje.
Vou dar exemplos de respostas mais concretas e pessoais:
Quero criar o hábito da leitura porque ler é um ótimo passa tempo para mim.
Quero criar o hábito da leitura porque enquanto estou lendo esqueço dos meus problemas.
Quero criar o hábito da leitura porque assim posso aprender muitas coisas novas.
Quero criar o hábito da leitura porque vou precisar ler muitos livros para passar nas matérias da faculdade.
O legal de entender o real motivo por trás da vontade de criar um hábito é que quando esse motivo faz sentido para você, fica mil vezes mais fácil se manter motivado. Qual seria a graça e motivação de se esforçar para fazer algo só porque fulano de tal falou que isso era bom ou certo? Quase zero, não é?!
Dica 2 – Quando
Depois de entender porque quer criar o hábito da leitura, você deve pensar em como encaixar esse hábito na sua rotina. Qual o horário mais propício para a leitura no seu dia a dia? À noite, antes de dormir? De manhã, logo que acorda? No metrô ou no ônibus indo para o trabalho ou faculdade?
Dica 3 – Começar com o mínimo
O terceiro passo é testar! Isso mesmo, você vai testar o hábito da leitura na sua rotina. Comece sem grandes pretenções. Você não precisa ler um capítulo por dia, ou mesmo 20 minutos por dia. Inicie com o mínimo esforço para tirar a resistência do corpo de fazer algo que ele não estava acostumado. Se você conseguir ler uma página por dia, 5 minutos por dia, já estará vencendo a inércia e caminhando para a criação do hábito da leitura.
É possível que ler em determinado momento não funcione tão bem quanto você esperava, então teste outro horário.
Uma dica bônus valiosa é encaixar o novo hábito logo após um hábito já consolidado. Por exemplo, você almoça todos os dias em determinado horário, isso é um hábito consolidado. Se você tentar encaixar o hábito da leitura logo após o almoço, isso facilitará o entendimento do seu cérebro porque o almoço, que acontece todo dia, será o gatilho para o seu cérebro se lembrar da “hora da leitura”.
Dica 4 – Repetir
O último passo, e muito importante, é a constância. Depois de encontrar um momento ideal para a leitura no meio da sua rotina é importante manter a constância. Quanto mais você repetir o hábito, mais fácil e natural será realizá-lo.
Ah, mas se alguma coisa acontecer na sua vida e você tiver que ficar um tempo (uns meses, por exemplo) sem ler, não se sinta culpado, a gente não consegue dar conta de absolutamente tudo ao mesmo tempo!
No ano passado, por exemplo, houve um mês em que li quatro livros e meses seguidos em que não li nenhum. Isso não fez de mim menos leitora ou uma leitora fajuta, eu apenas passei por um período em que tinha outras prioridades.
O importante é voltar a ler se isso fizer sentido para você! E agora que você já sabe como fazer para criar ou voltar a ter o hábito da leitura, vai ser muito mais fácil!
Dica extra
Por fim, quero destacar que você pode adaptar essas dicas para a criação de qualquer hábito, e não só o de leitura.
Espero que esse conteúdo tenha te dado uma injeção de ânimo para testar criar o hábito da leitura.
Um beijo e até o próximo post!
Imagens – Unsplash